quarta-feira, 16 de março de 2016

Curiosidades: Coragem, o cão covarde.

Ahhh Coragem... quantas vezes acordei cedo para assistir esse desenho, admito, até hoje sempre que vejo Coragem, o cão covarde passando na Tv, faço questão de parar para assistir, fazer o que? Esse desenho é ótimo, gosto tanto que o Coragem já até ganhou uma publicação no Stay Peculiar anteriormente. Assim como eu muita gente fazia e faz questão de acompanhar diariamente as aventuras do cachorrinho mais corajoso e medroso da TV.

Esse desenho apesar de ter uma temática por vezes sombria, conquistou muitos independente de faixa etária, não era difícil encontrar crianças, adolescentes e até mesmo adultos grudados na Tv torcendo para Coragem conseguir derrotar os monstros que surgiam para amedronta-lo e fazer mal à sua família.

Então vamos aproveitar esse momento nostálgico e conferir algumas curiosidades sobre Coragem, o cão covarde.


  • Você deve se lembrar que Coragem vivia em um deserto local chamado "Lugar nenhum" o que você provavelmente não sabe é que de acordo com o mapa dos EUA este lugar ficaria localizado na Área 51, onde especula-se que haja atividade extraterrestre. Em alguns episódios do desenho é visa a aparição de militares. Será que quando Muriel fala pra Eustácio não fazer barulho para não incomodar os vizinhos se referia aos militares de plantão?



  • Coragem nunca foi um desenho considerado infantil por ter traços muitas vezes usados por filmes de terror.

  • Coragem já fez uma homenagem ao filme de terror "O Exorcista", nele Muriel é possuída por um demônio que veio preso em seu colchão novo, eu ainda considero este episódio como o mais assustador de Coragem, o cão covarde.


  • Em um episódio é possível ver os verdadeiros pais do Coragem, é um episódio tenso também, quem sempre se perguntou como o coragem foi parar na casa de Muriel e Eustácio tem as respostas para sua duvida ai. Os pais de coragem foram mandados para outro planeta, o mais assustador desse episódio é talvez perceber que o vilão da história as vezes é o ser humano.

  • As vezes o desenho continha temas polêmicos e adultos como no sinistro episódio The Mask, onde nos apresenta a mascarada Kitty, é amiga de Bunny, que se apaixonou por um gangster conhecido como Mad Dog, que a maltratava e a fazia como escrava. Sim Coragem já tratou de violência domestica e talvez você nem tenha percebido.


  • Eustácio tinha um irmão mais velho, do qual sempre teve inveja, em um episódio é comentado que ele havia deixado uma maleta com uma herança. E o Stay Peculiar encontrou um outro suposto irmão de Eustácio, confira imagens.
    Seria Arnaldo Saccomani outro irmão de Eustácio???



  • O criador do desenho quando questionado sobre a lógica de Coragem, o cão covarde disse que não se importa com isso e nem com a parte física e que o lado positivo de fazer um desenho é justamente o desapego com a lógica.

  • Em 1995 houve a primeira aparição de Coragem, Muriel e Eustácio em um curta metragem, porem o desenho só foi lançado quatro anos depois.

  • O criador do desenho já apareceu em alguns episódios, ele podia ser visto na televisão de Eutácio.


  • Enquanto na serie Supernatural os irmãos Winchester tem o diário do John Winchester, Coragem tinha um computador que possuía tipo um Google especializado em seres sobrenaturais, e alem de ajudar nas buscas ainda batia um papo com o cachorro.

  • O desenho tinha algumas homenagens a clássicos da música, como O Quebra Nozes e Beethoven.

  • Existe uma teoria conspiratória que diz que os monstros que Coragem vê não existiam de verdade, segundo a teoria a história era contada do ponto de vista do cãozinho e os monstros que ele imaginava ver eram pessoas normais, por isso Muriel e Eustácio pareciam não perceber que os visitantes eram monstros e os tratavam normalmente, a teoria também supõe que coragem não viva no meio do nada, que os monstros que vê seriam seus vizinhos, mas por Muriel e Eustácio nunca leva-lo para passear coragem acredita que não há nada ali além da casa dele.


Bom vamos encerrando por aqui, até a próxima, agora eu vou ali fazer uma maratona desse desenho maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário