sábado, 20 de fevereiro de 2016

Curiosidades: Hanna-Barbera


Observando a imagem acima, é possível rever representantes de vários desenhos que marcaram a infância de muita gente.

Tutubarão, Scooby-Doo, Os Flinstones, Os Jetsons, A Família Addams, Tartaruga Tuchê, Tom e Jerry, Zé Colmeia, Pepe Legal, Manda Chuva, Corrida Maluca, Cavalo de Fogo, e vários outros títulos marcaram a história de muita criança do passado e do presente, até hoje muitos ainda reservam parte do seu dia corrido para assistir à essas perolas da TV.

Então vamos pular de cabeça na nostalgia e conhecer algumas curiosidades sobre a Hanna Barbera.


  • A parceria de William Hanna e Joseph Barbera, responsaveis pelos estudios Hanna-Barbera durou nada menos que 60 longos anos.

  • O primeiro desenho criado pela dupla foi Tom e Jerry (na época conhecidos como Jasper e Jinx), o gato e o rato mais famosos da Tv apareceram inicialmente em uma animação para o cinema chamada Puss Gets the Boot, exibido em 1940. Puss Get the Boot foi tão bem aceito que foi indicado ao Oscar mais de 20 vezes e ganhou sete vezes o prêmio como melhor curta de animação.



  • Tom e Jerry se tornaram astros participando inclusive de filmes muito conhecidos como Anchors Aweigh, que conta com astros renomados como Gene Kelly e Frank Sinatra, para o pessoal mais jovem a cena da dança de Jerry com Gene Kelly é mais conhecida que o próprio filme.

    Relembre:


  • Apesar de criada em 1944 a Hanna-Barbera só começou a fazer desenhos para a Tv em 1957, o desenho de estreia foi Jambo e Ruivão.

  • O segundo desenho criado por Hanna-Barbera foi Dom Pixote, depois dele surgiram Plic e Ploc, Zé Colmeia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loo. Eram todos desenhos de curta duração. Nessa época os desenhos ainda possuiam curta duração.

  • Os conhecidos personagens Zé Colmeia e Catatau, e Plic, Ploc e chuvisco foram inicialmente apresentados como um segmento da série de Dom Pixote.



  • O nome de um dos cachorros mais famosos e medrosos da Tv foi inspirado em uma música de Frank Sinatra chamada Strangers in the night. Enquanto Sinatra finalizava a música cantando “do-be-do-be do”, alguém decidiu batizar o medroso e carismático cãozinho de Scooby-Doo

  • Scooby-Doo já esteve no Guinness Book em 2004, como a série de animação mais longa de todos os tempos, mas logo depois foi ultrapassado pelos Simpsons.



  • Os Flistones criado pela Hanna-Barbera em 1960, foi o primeiro desenho a fazer sucesso no horário nobre, era um desenho destinado para adultos, inclusive faziam propagandas para os famosos cigarros Winston. Os Flinstons foi o primeiro desenho a ter 30 minutos de duração da HB.


  • Os Flinstones é um dos desenhos mais populares de todos os tempos, foi exibido em cerca de 80 países, essa popularidade fossem criados alguns spin-offs do desenho e também filmes para o cinema.

  • A popularidade de alguns personagens eram tão grandes que apareciam também em outras animações. da Hanna Barbera.

  • Um dos mais aclamados crossovers dos desenhos foi quando duas famílias completamente diferentes, criadas pela Hanna Barbera se encontraram. De um lado os futurísticos Jetsons e do outro Flinstones diretamente da idade da pedra. Esse encontro memorável aconteceu em 1987 no telefilme The Jetsons Meet the Flintstones.



  • No total, os estúdios Hanna-Barbera criaram cerca de 600 personagens.

  • Nos anos 90 A Hanna Barbera foi vendida à Turner Enterprises, que é dona de canais como TNT e Cartoon Network.

  • Hanna e Barbera produziram alguns desenhos para a DC Comics, como Superman, Super Friends, Batman, Watchmen, entre outros. Foram responsáveis por alguns desenhos da Marvel também, como Spiderman.


  • No Brasil, Hanna-Barbera foi mencionada em uma música da banda Legião Urbana chamada 1965 (Duas Tribos).

Bateu saudade né? no Brasil ainda é possível rever esses inesqueciveis desenhos e muitos outros no canal fechado de Tv Tooncast, é possivel rever Coragem o cão covarde, A vaca e o frango, Superamigos, Scooby-Doo e muitos outros.

Para encerrar nossas curiosidades que tal assistir Puss Gets the Boot, o curta onde Tom e Jerry apareceram pela primeira vez, que por muitos e considerado o marco inicial da Hanna-Barbera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário